Shiatsu
ORIGEM E TRADIÇÃO
A massagem Shiatsu é uma terapéutica não-convencional no Ocidente, importada do Japão, onde teve a sua origem há milénios, mantendo-se hoje como um sistema tradicional de cuidados de saúde. Foi neste pais que surgiu o Shiatsu cujo sistema e filosofia a enquadram como uma terapia holística para tratamento da mente, corpo e espírito.
O Shiatsu é uma palavra japonesa que significa “pressão dos dedos”, actua ao nível do sistema energético do corpo.
O terapeuta de Shiatsu aplica pressão em pontos dos meridianos para estimular o Ki (energia vital). O tratamento envolve diferentes técnicas para aliviar a dôr e libertar a energia bloqueada que provoca um problema particular. O shiatsu alivia o stress, acalma o sistema nervoso e estimula o sistema circulatório e imunitário. Shiatsu e digitopressão são tratamentos semelhantes à Acupunctura, em que são estimulados pontos de pressão no corpo, mas em que se utilizam os dedos, as palmas das mãos, cotovelos, braços, joelhos e pés em vez de agulhas. Usam-se diferentes técnicas para aliviar:
-
Dores de cabeça
-
Dores musculares e posturais
-
Falta de energia
-
Rigidez e tensão física
-
Esgotamento físico e mental
-
Dores nas articulações e artrite
-
Insónia
-
Problemas digestivos e respiratórios
-
Ansiedade, depressão e instabilidade emocional.
-
Rejuvenescer as células.
PARA QUEM ESTÁ RECOMENDADO O SHIATSU?
O Shiatsu pode aplicar-se em todas as pessoas, idosas e crianças. Cada sessão dura aproximadamente uma hora. Uma terapia efetiva requer dum diagnóstico correcto do paciente para aplicar as técnicas de tratamento e harmonização adequadas em função do seu estado de saúde. Para se atingir uma boa plenitude de resultados, recomendam-se 5 a 10 sessões. Se for o caso, trazer informação médica sobre o diagnóstico e tratamento que se encontre a fazer.
IAIDO
A secção de Iaido do Círculo do Silêncio, no Dojo da Luz, tem a sua origem no ensino do mestre Georges Stobbaerts (1940-2014), fundador do Aikido em Portugal e que trouxe, até nós, o Yoga, o Kendo, o Iaido e o Zazen.
O Iaido é a modalidade de manuseamento do sabre japonês.
Pratica-se o manejo de um iaito (sabre japonês não cortante), tal como o conhecemos hoje em dia é uma disciplina física e mental não combativa, sendo talvez, a par do Kyudo (arte do tiro com arco), a mais filosófica das artes marciais japonesas.
Em termos de atividade física, ela é uma modalidade de baixo impacto que pode ser praticada em qualquer idade e que promove a melhoria da relaxação e do controlo da respiração e da coordenação motora.
Ela é, das chamadas artes marciais de origem nipónica, uma das últimas a salvaguardar a sua essência no que respeita aos valores intrínsecos ao desenvolvimento pessoal do ser humano.
Não há adversário presente, pelo que a ideia de combate é, aqui, uma realidade cénica longínqua do quotidiano atual que não apela, portanto, à ideia primária e redutora de autodefesa.
O Iaido é, mais do que um ato desportivo, um ato de cultura.
Pela busca incessante do aperfeiçoamento do gesto, o praticante desenvolve as suas capacidades, como a persistência e a concentração, e mergulha num ambiente de tranquilidade que lhe abre as portas a uma experiência plena de ‘preenchimento do belo’.
Aulas 3as e 5as- feiras 19h45-21h | Sensei Pedro Girão
Marque a sua aula de IAIDO experimental gratuita online:
Thai chi chuan
terças e sextas das 20h até as 21h15
Marque a sua aula de Thai chi experimental gratuita online: