Dojo da Luz
Horários adultos e crianças. Época 2024/25
Franck Noël Shihan
O Aikido faz bem
A palavra “Aikido” é formada por três caracteres kanji:
合 - ai - união, unificação.
気 – ki – energia vital, ânimo, moral .
道 – do – método, vía
“O caminho da unificação de energias”
Fundado por Morihei Ueshiba (1883-1969) o Aikido é uma arte marcial japonesa, não competitiva que propõe uma resposta moderna e original à violência permitindo as duas partes, atacante e atacado, sair mutuamente "vencedores" na troca. Não se trata apenas de um conjunto de técnicas simples de autodefesa, aponta ao desenvolvimento harmonioso do indivíduo e da sociedade em geral.
História
Antigamente, no Japão, as artes marciais faziam parte do que chamamos “JUTSU” (técnica), e davam sobretudo importância à parte física do combate (a melhor maneira de derrotar um inimigo).
Em meados do século XIX, com a pacificação do Japão, o imperador decidiu terminar com a época medieval e abrir-se ao ocidente. O sistema feudal desapareceu e a classe dos guerreiros deixou de existir (a casta Samurai foi abolida) obrigando a uma serie de mudanças que preservassem todo este património marcial japonês, por forma a adaptar-se aos novos tempos. Estas mudanças focavam-se em duas ideias fundamentais: a primeira, deixar de lado o conceito de guerra (já não fazia sentido), e a segunda, a possibilidade do público ter acesso a este património.
Tendo em vista este objectivo, algumas pessoas sensatas (nomeadamente Jigoro Kano, Morihei Ueshiba e Gichin Funakoshi) são conscientes que as até então usadas técnicas de guerra, ao contrário de inúteis, tinham ainda uma função educativa e de promoção internacional.
Desta forma, dava-se a necessidade de codificar todo o conjunto de técnicas que tinham como fim último a guerra e a morte, exclusivas dos Samurais, para transformá-las em métodos educativos que procuravam o aperfeiçoamento humano, ao alcance de qualquer pessoa.
Esta é a origem do conceito “DO” (método, via), a busca de valores que cultivam o corpo, a mente e o espírito para o autodesenvolvimento pessoal e consequentemente global. Valores como o respeito, a espontaneidade, a economia, a comunicação, a beleza de movimentos, o gesto simples e preciso…; valores que melhoram as relações entre os seres humanos e todo aquilo que os rodeia.
Desta forma se passa do Bujutsu (Bu: guerra; jutsu: técnica, ciência; técnica da guerra ou ofício marcial) ao Budo (método da guerra ou método marcial). Fazem parte do Budo disciplinas como o Karaté-do, o Judo, o Aikido, o Kendo, etc. Algumas destas focaram-se mais na vertente competitiva e outras, como por exemplo o Aikido, são práticas não competitivas que se dedicam por inteiro à prática educativa.
Temporada 2021/2022
Temporada 2022/2023
Temporada 2023/2024
Guia do principiante em francês
Dojo da Luz
Aikidô criaças | De 2ª a 6ª-feira
18h30-19h30
Estágio de Aikido
Franck Noël Shihan. Lisboa. Março 2024.